quarta-feira, 29 de março de 2017


VISITA A  ESCOLA  ESTADUAL PROFESSOR NESTOR DE CARVALHO LIMA. DIA 22 DE MARÇO DE 2017.


Com o objetivo de conhecer a Escola Estadual Professor nestor carvalho, localizada na praça General João Pereira situada na cidade de Itabaiana-se. Nós,  alunos bolsistas juntamente com auxilio da professora Iraci, na referida   instituição para  o intuito de aplicarmos um questionário  pra conhecer melhor a escola e assim   designar  oficinas que fara parte da nossa formação, como também na aprendizagem dos alunos da escola.


domingo, 19 de março de 2017

                                                          ESTÁGIO II- REGÊNCIA

  A regência está sendo constituído a partir das vivências e estudos proporcionados pelo Curso de Pedagogia licenciatura na universidade Federal de Sergipe. O estágio foi realizado nos decorrentes dias  13 a 25 de abril de 2017, em uma turma da  Educação Infantil , composta por 25 crianças de três(3) a seis (6) anos de idade, em uma Escola Municipal, no município de Itabaiana- se.

Compreendemos essa importância à docência, pois é um momento de praticar o que podemos aprender no espaço acadêmico que fora oferecido. Vimos também que esse período da docência é a oportunidade que temos de aprender, compreender o processo de construção do ensino aprendizagem a partir das práticas pedagógicas, podendo entender que a prática esta ligada a teoria, que ambas devem caminhar juntas, numa reflexão acerca da construção do indivíduo.


  

Entende-se que a prática do estágio dá ao docente um olhar critico e mais amplo quanto a  realidade em sala de aula, tendo uma reflexão sobre o embate que existe entre teoria e prática pedagógica. 



"Ensinar e aprender envolve aspectos que permitem contribuir para a criação de oportunidades de aprendizagem. Cabe ao educador ser o mediador desse processo, definindo metas, estratégias e objetivos que poderão ser elaborados com os educandos, partindo do seu contexto, do seu interesse, para assim enriquecer ainda mais o processo de ensino aprendizagem".
 Destaco aqui que as crianças têm curiosidade de descobrir, explorar, conhecer, vivenciar e experiência o novo e que através dessas descobertas a criança se torna capaz de expressar sentimentos e emoções.


                                          Momento da escolha do ajudante do dia ( Guilherme e Júlia).

quarta-feira, 8 de março de 2017








REALATO DA OFICINA MULTIPLICADORES DE BRINCADEIRAS

REALIZADA DIA 14/02/2017.


A oficina oferecida trabalhou a importância do lúdico em sala de aula, onde foi possível perceber o prestigio e a objetividade de cada atividade ali apresentada para a compreensão do lúdico, não só como uma forma de brincar, mas que pudéssemos entender que o aluno além de brincar, desenvolva uma forma de aprender fazendo.


A atividade mostrou que é possível trabalhar várias atividades com conteúdos, leitura de historia, noção de número, noção de espaço, dicção, oralidade etc. A proposta valoriza formas simples com trabalhar em sala de aula, na interação professora- aluno numa pespequitivas que vise o contato das crianças com o lúdico dando espaço a inúmeras experiências ao professor, assim buscando engajamento interdisciplinar para cada aula com diversas formas.


Durante a trajetória da oficina, cada vez mais, tornou-se possível perceber que as brincadeiras e jogos, principalmente os construídos pelos próprios alunos, serão de grande valia ao seu desenvolvimento, sem contar que o aluno vai participar das aulas de forma coletiva e cada discente poderá ganhar autonomia no que está fazendo e compreenda o objetivo da atividade proposta. Assim os petizes participam e compartilham o que está sendo aprendido em sala de aula de forma renovada, pois existem brincadeiras que são muito populares na atualidade, a exemplo do conto infantil, a montagem de quebra-cabeça, gincanas escolares, entre outras.

A dinâmica teve como pressuposto ajudar ao professor em atividades pedagógicas, diagnosticando bons resultados que podem ser usados em sala de aula, da realidade escolar que enfrenta dificuldades, quanto à utilização de propostas pedagógicas desenvolvidas na escola, especialmente pelos formandos que futuramente usará da proposta uma ferramenta de ensino na aprendizagem escolar. O trabalho permitiu que pudéssemos interagir, discutir, argumentar possibilidades podem ser trabalhadas em sala de aula, onde os alunos participar de forma prazerosa.